sábado, 7 de agosto de 2010

Secretário propõe caminhar para resolver problemas do Trânsito

O secretário de segurança pública transporte e trânsito, recém empossado, Marcelo Barreto, segundo publicação do Jornal Bahia On Line (AQUI),tem como "projetos" para resolver os problemas com engarrafamento do trânsito no centro da cidade, mais sinalização vertical e horizontal, retirada dos semáforos e dos pontos de ônibus e circulação dos ônibus pela Avenida Soares Lopes. O secretário diz que as pessoas têm que andar mais para acabar com os engarrafamentos, veja: "Temos que educar e orientar a população para andar mais e recorrer ao terminal rodoviário urbano..." ainda na matéria liberada pela ASCOM/PMI, Barreto comenta que a criação de terminais de transbordo é a solução para a fluidez do trânsito e a extinção completa dos engarrafamentos “Vamos estudar uma forma que o transporte coletivo possa adotar o sistema de terminais de transbordo que iria aumentar a sua fluidez, acabar com os transtornos e resolver o problema permanente de congestionamentos. Em determinadas ruas e avenidas apertadas têm mão dupla, com ônibus indo e voltado, sem áreas de estacionamento e engarrafamentos por todos os lados...". Transbordo é um tabu para os donos da cidade, leia -se SIT/Empresas de ônibus, NUNCA ninguém conseguiu fazer com que se adotasse esse sistema inteligente e eficiente de transporte, para eles, donos de empresas, isso é sinônimo de perda de dinheiro, pois no sistema de transbordo as pessoas pegam vários ônibus sem pagar passagem dentro dos terminais. Em Salvador, ali bem pertinho, temos o sistema de transbordo temporal, onde no intervalo de uma hora você troca de ônibus em determinadas linhas predefinidas e paga uma passagem menor, metade da tarifa R$1,00, neste sistema, não se gasta com construção de terminais e nem se obriga as pessoas a andar mais, pois elas podem fazer o transbordo em qualquer ponto, desde que a linha tenha esse serviço.

Não entendi direito o que o secretário quis dizer com a frase: "Na verdade, temos que abrir mão de determinados confortos e ter outros, a exemplo de chegar em casa mais cedo. O usuário fica chateado com as constantes paradas de ônibus e o motorista de carros de passeio irritado diante do problema”..., mas, acredito que tenha a intenção de dizer para população que usa ônibus, mais de 1.000.000 de pessoas,segundo dados do SIT, vocês têm que andar mais para pegar ônibus para que eu e os outros 28.000 felizardos donos de veículos, possam circular com mais fluidez.

Pelo que havia sido publicado na imprensa local antes da posse do secretário a seu respeito, passava a idéia de que o mesmo entendia de transporte e trânsito, o mínimo pelo menos, com a entrevista publicada, tenho certeza que não sabe nem o que significa a palavra. Pode ser muito bom em segurança pública e tenho cá minhas dúvidas, mas transporte e trânsito verdadeiramente não é a sua praia. Qualquer lugar descente do mundo que quer resolver problemas de mobilidade, deslocamento em massa e engarrafamentos dá prioridade ao transporte coletivo, antes de culpar os pontos de ônibus e querer obrigar a população, já sofrida pelos constantes atrasos e superlotação do transporte a andar mais, o ideal é que se retire os estacionamentos das ruas Bento Berilo e outras e criar faixas exclusivas de ônibus Os proprietários de veículos, estes sim, devem andar mais para guardar seus carros, como em todo lugar descente do mundo. O nó górdio do trânsito em Ilhéus se chama ESTACIONAMENTO, este sim, é um problema a ser resolvido, quando conseguirem, resolverão todos os outros, ou pelo menos amenizarão e muito.

Já em relação aos semáforos, tenho opinião parecida, mas, como resolver, por exemplo, a travessia dos pedestres na entrada do calçadão da Marquês de Paranaguá, e na subida do Hospital São José?

Em relação ao ônibus circularem pela Avenida, concordo plenamente, mas, duvido que seja efetivado, os donos da cidade e os ricos falidos da avenida nunca permitirão e o prefeito e o secretário estão sob o julgo dos dois.

A sinalização vertical e horizontal, sim é necessária, mas não que isso vai resolver os problemas com engarrafamentos. O que o secretário esqueceu de dizer é que os engarrafamentos só serão resolvidos com uma nova ponte, até lá, pode ser amenizado com a construção da alça da ponte já falada por muitos e a inversão do fluxo para os veículos que descerem por ela passem pela rua Misael Tavares (dois de julho) e cheguem a Avenida Soares Lopes e ou vá para a zona norte e malhado, sem precisar passar pela Bento Berilo. Também pode o secretário, mandar abrir a rua Ana Nery, para que os veículos que adentre ao terminal urbano, hospital Bartolomeu Chaves e Colégio Impacto, evitem de mesmo com o sinal aberto para pedestres, esperarem no meio da rua até que alguém lhe dê a passagem, o que faz com que engarrafe o trânsito da ponte até a Cairu, todos os dias no horário do rush. Soluções simples como esta poderiam resolver um problema que parece não ter jeito, mas que na verdade, nunca foi visto com olhos de usuário e de especialista, mas sempre sob a ótica de burgueses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright @ 2010 - NOTÍCIAS EM TRÂNSITO -