sábado, 14 de agosto de 2010

CARRO GUINCHADO EM ITABUNA É SOLTO NA ESTRADA

EMPRESA DE GUINCHO SE TORNA AUTORIDADE DE TRÂNSITO EM ITABUNA.

Um fato curioso, mas, recorrente aconteceu na cidade de Itabuna, Sul da Bahia à 450 Km da Capital do estado. Uma empresa de guinchos da cidade, conhecida como Cacau, que recentemente teve um de seus veículos apreendidos por circular na cidade de Ilhéus sem o licenciamento anual (atrasado a dois anos AQUI ),"liberou" um veículo retido legalmente por um agente de trânsito por infringir o artigo Art. 181 * XVII – Vaga destinada para Táxi, o veículo foi notificado e o agente de trânsito fez o que manda a lei, solicitou a remoção, via central da SETRAN/Itabuna, o que o agente não esperava é que, contrariando o código de trânsito, a empresa de guincho liberasse o veículo.

O artigo 271 do CTB diz: -  O veículo será removido, nos casos previstos neste Código, para o depósito fixado pelo órgão ou entidade competente, com circunscrição sobre a via.

        Parágrafo único. A restituição dos veículos removidos só ocorrerá mediante o pagamento das multas, taxas e despesas com remoção e estada, além de outros encargos previstos na legislação específica.

O guincho cometeu vários crimes, fez o papel de autoridade de trânsito, recebeu seu dinheiro pela remoção e "liberou o veículo, que pode ser roubado ou estar com mandado de busca e apreensão por exemplo, causando prejuízos econômicos ao município, uma vez que as taxas de estada no pátio e outras, não foram cobradas, sem contar com o prejuízo da imagem, uma vez que a credibilidade do órgão de trânsito, caso não tome sérias e enérgicas providências será abalada.

Espera-se que o município, através de sua procuradoria tome medidas rigorosas para que casos como este não mais aconteçam, e para que não se torne concorrente nos crimes praticados pela empresa, pois fatos como este só corroboram com as constantes denúncias de que existem nas cidades a "Máfia dos Guincho". 

O fato aconteceu no dia 11, quarta feira, e foi comunicado de imediato pelo agente, no dia subsequente ao ocorrido, por escrito ao diretor de trânsito, Sgt. Deroaldo, e no dia 13 ao secretário Wesley Melo, que até o momento não se pronunciaram sobre o assunto.

O guincho cacau presta serviço ao município após a prefeitura ter pedido a quebra de contrato com uma outra empresa, não conseguimos apurar até o momento se existe contrato e ou licitação ou outra modalidade de contratação, com o município de Itabuna.

3 comentários:

  1. Boa noite caro colegas, olha estou abismado com esse caso, meu Deus até onde vai à atitude de certas pessoas inescrupulosas e a omissão do município, isso não pode ficar assim. Procure um vereador da oposição de confiança e pede para averiguar se tem contrato ou não.

    ResponderExcluir
  2. Complicado comentar sem conhecer o trânsito em Itabuna. Quero crer que os problemas pelos quais passam os colegas daí são os mesmos que passamos aqui. Guincho particular é algo complicado. Nem todos agem com seriedade. O ideal é que os guinchamentos sejam feitos por veículos oficiais, ou seja, a prefeitura licita e adquire os guinchos para as remoções, no entanto, há gente séria que pode trabalhar removendo veículos mas precisa de critérios.
    No caso citado, várias podem ser as possibilidades: desconhecimento do procedimento pelo condutor do guincho (pouco provável), pedido de alguém do órgão, ligação/interferência de alguém influente, corrupção e também ameaça. Já aconteceu de após um guinchamento, motociclistas terem abordado o motorista para retirar o veículo. Conforme a situação e circustância, uma escolta até a entrada do veículo no pátio é providencial.

    ResponderExcluir
  3. Sera que em SP esteja ocorrendo o mesmo fato .Pois falta fiscalizaçao Antonio Carlos Tatuape

    ResponderExcluir

Copyright @ 2010 - NOTÍCIAS EM TRÂNSITO -