Uma briga de trânsito, com aproximadamente quatro horas de duração, envolveu policiais militares e membros da administração do prefeito Newton Lima, em Ilhéus.Segundo informações, o diretor municipal de trânsito, Jorge Farias, estava dirigindo um carro de sua propriedade, por volta das 17:00 horas de ontem (sábado/10), nas imediações do posto Brasil (avenida Itabuna), quando o pelotão de motos da polícia militar mandou parar o veículo, e fez uma autuação. Motivo: ausência da placa dianteira.

Os policiais informaram ao diretor que o carro seria guinchado.

Farias justificou que a placa estava no porta-malas, e que teria soltado no mesmo dia da confusão.

O secretário de serviços públicos, transportes e trânsito, Carlos Freitas, entrou em cena para amenizar a situação, mas, não teve jeito, os homens de farda continuaram irredutíveis. Freitas, conhecido como “o xerifão”, pegou as chaves do carro, enfiou no bolso e disse: “Daqui o carro não sai, a maior autoridade do trânsito de Ilhéus sou eu”.

No calor da discussão, membros da prefeitura fizeram uma acusação grave, sugerindo a existência de uma máfia do guincho, com bonificação de R$ 40,00 para os policiais, por cada carro (ou moto) apreendido. Depois disso, o tempo fechou de vez, com gritos e ameaças de ambos os lados.

Alguns oficiais da PM foram acionados, a exemplo do coronel Teixeira (diretor do Colégio Militar) e o tenente Valdenir, assim como um procurador jurídico do município, Mozart Aragão. A partir daí, foi estabelecida uma mesa de negociação, aos olhos do público acumulado com o passar das horas, para resolver em definitivo o problema.

Resultado: todos foram para a 7ª COORPIN, onde a troca de acusações continuou por um bom tempo, encerrando às 21:00 horas.

De todo o caso, vale ressaltar que o carro sem placa não foi guinchado.

Fonte Blog do Gusmão

PS

Após toda esta balbúrdia, se é verdade que o veículo não foi autuado e guinchado, a PM cometeu um crime. prevaricação,que é deixar de fazer ato de ofício que pode ser punído com detenção e perda de função pública. Quanto a denúcia da máfia do guincho, se a PM prevaricou... algum caroço pode haver neste angu.