segunda-feira, 22 de março de 2010

AULA DE DIREÇÃO NOTURNA COMEÇA A VALER EM MAIO

Estado do S. Paulo (SP) 19/03/2010

A partir de maio, não bastará mais dar a volta na quadra e estacionar o carro para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os candidatos a motorista terão de aprender a dirigir à noite. Lei publicada ontem no Diário Oficial da União obriga as autoescolas a dar aulas noturnas de direção. A nova regra entra em vigor em 60 dias e, segundo a Federação Nacional das Autoescolas (Feneauto), o custo da carteira poderá aumentar. O número de aulas noturnas ainda será definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Atualmente, os aprendizes de motorista têm de comprovar pelo menos 20 horas-aula de prática, acompanhados por um instrutor autorizado.

A mudança foi proposta pelo deputado federal Celso Russomanno (PP-SP). O parlamentar defende que a experiência pode reduzir o número de acidentes. Segundo ele, especialistas são unânimes em afirmar que os condutores são responsáveis pela maioria dos acidentes. ''O ato de conduzir o veículo à noite exige precauções adicionais'', diz o deputado. ''É preciso que o candidato, no processo de treinamento, se submeta a essa circunstância, para não vir a fazê-lo apenas quando lhe tiver sido concedida a permissão para dirigir.''

A medida é apoiada pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). Segundo a entidade, 40% dos acidentes de trânsito com vítimas ocorrem no período da noite na cidade de São Paulo. ''A direção noturna é completamente desconhecida para quem acabou de sair da autoescola'', afirma o diretor Dirceu Rodrigues Alves Junior. ''Durante a noite, um farol alto pode deixar o motorista sem enxergar por três segundos, às vezes, quatro'', afirma Alves Junior. ''Quem acabou de tirar a carteira passa esse tempo perdido, porque ainda não tem sensação de distância. E o carro pode estar a 100 km/h.''

A Feneauto diz ser ''favorável a qualquer mudança que melhore a formação dos condutores'', mas não acredita que a lei vá pegar. ''Acho extremamente difícil o cumprimento porque os Detrans não têm como fiscalizar'', diz o presidente, Magnelson Carlos de Souza. Segundo ele, isso só seria possível com o controle informatizado das aulas.

Souza observa ainda que a legislação paulista limita o funcionamento dos Centros de Formação de Condutores até as 20 horas, deixando só 1 ou 2 horas para as aulas noturnas. ''Teria de mudar essa regra ou comprar mais carros para atender à demanda, o que provocaria um aumento do preço'', diz. De acordo com ele, se o CONTRAN aumentar a carga horária para além das 20 horas, o custo já ficará mais alto.

A crítica é reforçada pelo Sindicato das Auto Moto Escolas e Centro de Formação de Condutores no Estado de São Paulo. ''Vamos precisar de mais instrutores e carros para atender à legislação. Isso vai onerar o aluno'', diz o presidente, José Guedes Pereira. ''Os integrantes do setor não foram ouvidos. Daqui a pouco aparece outro legislador dizendo que tem de ter aula com chuva, com vento, na neblina...''

Riscos.

DIRCEU R. ALVES - MÉDICO E DIRETOR DA ABRAMET
''A direção noturna é desconhecida para quem acabou de sair da autoescola''
''À noite, um farol alto pode deixar o motorista sem enxergar por três segundos''

Para instrutor, processo não é exigente

A formação deficiente dos motoristas é reconhecida até por instrutores de autoescola. ''A prova para tirar carteira é muito mais psicológica do que prática'', diz Daniel Souza Paião, supervisor da Auto Escola R5, na Lapa, zona oeste. ''Uma volta no quarteirão avalia se alguém sabe dirigir? Não.'' Segundo ele, a aula noturna não basta para melhorar a direção. ''É útil, mas não muda nada. Em vez de dar a volta na quadra de dia, vai dar de noite. O problema é que o tempo de curso e a prova não são suficientes.''

A aprovação da lei que obriga os novos condutores a ter aulas noturnas divide opiniões. Para a instrutora Marilza Minato, de 53 anos, que trabalha na Lotus Auto Escola, no Bom Retiro, região central, a medida é absurda. ''O que estão fazendo não leva em consideração a segurança. A gente não pode ficar em qualquer lugar. Tem muita rua sem iluminação, sem polícia'', argumenta.

Para saber no que a decisão vai influenciar, ''primeiro é preciso saber o que vão exigir, a partir de que horas, quantas aulas'', pondera o dono da Brooklin Auto Escola, na zona sul, Arnaldo Macedo Júnior, de 61 anos.

Fábio de Marmo Silva, de 39, dono da Marechal Auto Escola, em Santa Cecília, na região central, acredita que a medida pode ajudar na formação. ''Favorece na instrução se o aluno já tiver noção.'' Para ele, haverá aumento de custos.

Revisão prevê 2 anos de CNH provisória

PARA LEMBRAR

A revisão do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) segue em análise no Congresso. O projeto ainda precisa ser votado nos plenários da Câmara e do Senado, mas estabelece várias mudanças, incluindo o aumento de 1 para 2 anos o período de experiência para quem tira a CNH. Há ainda a proibição do tráfego de motos entre carros nas vias, o endurecimento das multas para quem dirige falando ao celular e a criminalização de quem se recusar a passar pelo bafômetro.

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