O Fantástico apresenta os resultados de mais um teste de cidadania: dessa vez, as câmeras estão de olho nas faixas de pedestre. Em que grande cidade os motoristas são mais mal-educados?
Um ônibus para em cima da faixa de pedestres. Ao ser abordado pela equipe de reportagem do Fantástico, o motorista arranca e quase atropela a repórter. Um motoqueiro para sobre a faixa de pedestre e fala: “Parei errado. Errei. Agora, estou saindo. Tchau!” Ele arrancou com o sinal fechado.
O Fantástico resolveu medir o desrespeito aos pedestres no trânsito em quatro capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza. Em cada uma das metrópoles, escolhemos dois tipos de faixa de pedestre: com sinal de trânsito e sem. O motivo é simples: “Mesmo que não tenha semáforo no local, a prioridade é sempre do pedestre. O motorista tem que esperar o pedestre completar a travessia para, só depois disso, arrancar com o veículo”, explica Ricardo Lemos, diretor de Desenvolvimento da Companhia de Engenharia de Trânsito do Rio de Janeiro (CET-Rio).
As equipes de reportagem do Fantástico gravaram duas horas sem parar em cada um dos locais escolhidos. A partir daí, estabelecemos um ranking: qual cidade respeita menos o pobre do pedestre?
O campeão em infrações na faixa com sinal foi o Rio de Janeiro. Em duas horas, 88 motoristas ignoraram a pintura branca no asfalto e pararam sobre ela sem a menor cerimônia. Um motorista de ônibus ainda embarcou passageiros em cima da faixa de pedestres. É uma infração atrás da outra. “O motorista de ônibus é um profissional do trânsito. Ele deveria dar o exemplo”, ressaltou Lemos.
Um caminhão de lixo também não tinha a menor pressa de sair de cima da faixa de pedestres. Outros seis motoristas foram ainda mais abusados: estacionaram na faixa de pedestre. Um deles ainda pagou pela vaga a um guardador clandestino.
Estacionar na faixa de pedestre é infração grave. Gera cinco pontos na carteira e multa de R$ 127,69. Já parar sobre a faixa na mudança de sinal é infração média, com multa de R$ 85,13 mais quatro pontos na habilitação. “Eu parei em cima da faixa de pedestres porque o sinal fechou na hora em que o trânsito parou”, justificou-se um taxista.
Vale a regra: se o motorista percebeu que o trânsito está parando, então, o motorista deve parar antes da faixa. Muitas mães já enfrentaram a situação de passar fora da faixa com um carrinho de bebê, porque ela está ocupada por carros.
Em segundo lugar na lista do desrespeito ficou São Paulo. Em duas horas, contamos 40 avanços sobre a faixa de pedestre com sinal, a maioria por motoqueiros.
Situação parecida em Fortaleza. “Sinal fechado e os motoqueiros ultrapassam mesmo assim. Não respeitam de jeito nenhum”, reclamou uma jovem. A capital cearense ficou em terceiro lugar, com 11 infrações. “Quase fui atropelado agora. Não se tem a mínima educação no trânsito”, criticou um senhor.
Salvador deu exemplo: só um motorista, um taxista, parou na faixa. Já na faixa de pedestre sem sinal de trânsito para chamar a atenção dos motoristas, Salvador foi mal. Ficou em primeiro lugar no ranking da falta de educação: 530 motoristas ignoraram quem tentava atravessar a rua.
“É difícil, porque os carros não param, não têm educação. Criança não consegue passar a não ser que um adulto atravesse”, criticou uma senhora. “desculpe a expressão, mas já fui chamado, por dois jovens dentro de um carro: ‘Saia do meio da rua, seu bosta’”, contou um senhor.
No Rio, contamos 265 motoristas que não pararam para as pessoas atravessarem quando não tem sinal de trânsito. Só 9 motoristas respeitaram a lei. São Paulo ficou em terceiro lugar: 70 infrações em duas horas. Em uma esquina da Avenida Paulista, os motoristas disputam passagem com os pedestres. “Quase fui atropelada. Isso não pode acontecer. O motorista parou na faixa de pedestre e não me respeitou”, criticou uma snehora.
Em 2009, 671 pessoas morreram atropeladas na maior cidade do país. Os idosos são as maiores vítimas. “Faltava pouco para completar a travessia, quando um motorista passou por cima da faixa de pedestres pela contramão”, contou uma senhora.
Em São Paulo, os motoristas vão ter que prestar muita atenção na faixa de pedestre, se não quiserem ser multados. Cinco novos radares foram instalados na cidade para registrar quem avança sobre a faixa. Eles funcionam assim: sensores eletrônicos no asfalto acionam as câmeras fotográficas quando um carro para mais de cinco segundos sobre a faixa no sinal vermelho. “Já devo ter umas dez multas dessas”, ironizou um motoqueiro.
O pedestre também tem que fazer a parte dele. “É muito importante que o pedestre também se dê o respeito e utilize a faixa de segurança. No momento em que ele sai da faixa de segurança, ele compromete todo um sistema que foi montado para garantir a sua vida”, ressalta Alexandre de Moraes, diretor da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP).
“Eu sempre ensino a minha filha. Mas, às vezes, não dá certo”, conta uma mãe. “Medo a gente tem, mas a pressa faz a gente atravessar onde não deve”, admite um rapaz.
No ranking final do teste do Fantástico, ao somar as infrações nos dois tipos de faixa de pedestre, a campeã do desrespeito é Salvador, seguida do Rio de Janeiro, de São Paulo e Fortaleza.
O Fantástico resolveu medir o desrespeito aos pedestres no trânsito em quatro capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza. Em cada uma das metrópoles, escolhemos dois tipos de faixa de pedestre: com sinal de trânsito e sem. O motivo é simples: “Mesmo que não tenha semáforo no local, a prioridade é sempre do pedestre. O motorista tem que esperar o pedestre completar a travessia para, só depois disso, arrancar com o veículo”, explica Ricardo Lemos, diretor de Desenvolvimento da Companhia de Engenharia de Trânsito do Rio de Janeiro (CET-Rio).
As equipes de reportagem do Fantástico gravaram duas horas sem parar em cada um dos locais escolhidos. A partir daí, estabelecemos um ranking: qual cidade respeita menos o pobre do pedestre?
O campeão em infrações na faixa com sinal foi o Rio de Janeiro. Em duas horas, 88 motoristas ignoraram a pintura branca no asfalto e pararam sobre ela sem a menor cerimônia. Um motorista de ônibus ainda embarcou passageiros em cima da faixa de pedestres. É uma infração atrás da outra. “O motorista de ônibus é um profissional do trânsito. Ele deveria dar o exemplo”, ressaltou Lemos.
Um caminhão de lixo também não tinha a menor pressa de sair de cima da faixa de pedestres. Outros seis motoristas foram ainda mais abusados: estacionaram na faixa de pedestre. Um deles ainda pagou pela vaga a um guardador clandestino.
Estacionar na faixa de pedestre é infração grave. Gera cinco pontos na carteira e multa de R$ 127,69. Já parar sobre a faixa na mudança de sinal é infração média, com multa de R$ 85,13 mais quatro pontos na habilitação. “Eu parei em cima da faixa de pedestres porque o sinal fechou na hora em que o trânsito parou”, justificou-se um taxista.
Vale a regra: se o motorista percebeu que o trânsito está parando, então, o motorista deve parar antes da faixa. Muitas mães já enfrentaram a situação de passar fora da faixa com um carrinho de bebê, porque ela está ocupada por carros.
Em segundo lugar na lista do desrespeito ficou São Paulo. Em duas horas, contamos 40 avanços sobre a faixa de pedestre com sinal, a maioria por motoqueiros.
Situação parecida em Fortaleza. “Sinal fechado e os motoqueiros ultrapassam mesmo assim. Não respeitam de jeito nenhum”, reclamou uma jovem. A capital cearense ficou em terceiro lugar, com 11 infrações. “Quase fui atropelado agora. Não se tem a mínima educação no trânsito”, criticou um senhor.
Salvador deu exemplo: só um motorista, um taxista, parou na faixa. Já na faixa de pedestre sem sinal de trânsito para chamar a atenção dos motoristas, Salvador foi mal. Ficou em primeiro lugar no ranking da falta de educação: 530 motoristas ignoraram quem tentava atravessar a rua.
“É difícil, porque os carros não param, não têm educação. Criança não consegue passar a não ser que um adulto atravesse”, criticou uma senhora. “desculpe a expressão, mas já fui chamado, por dois jovens dentro de um carro: ‘Saia do meio da rua, seu bosta’”, contou um senhor.
No Rio, contamos 265 motoristas que não pararam para as pessoas atravessarem quando não tem sinal de trânsito. Só 9 motoristas respeitaram a lei. São Paulo ficou em terceiro lugar: 70 infrações em duas horas. Em uma esquina da Avenida Paulista, os motoristas disputam passagem com os pedestres. “Quase fui atropelada. Isso não pode acontecer. O motorista parou na faixa de pedestre e não me respeitou”, criticou uma snehora.
Em 2009, 671 pessoas morreram atropeladas na maior cidade do país. Os idosos são as maiores vítimas. “Faltava pouco para completar a travessia, quando um motorista passou por cima da faixa de pedestres pela contramão”, contou uma senhora.
Em São Paulo, os motoristas vão ter que prestar muita atenção na faixa de pedestre, se não quiserem ser multados. Cinco novos radares foram instalados na cidade para registrar quem avança sobre a faixa. Eles funcionam assim: sensores eletrônicos no asfalto acionam as câmeras fotográficas quando um carro para mais de cinco segundos sobre a faixa no sinal vermelho. “Já devo ter umas dez multas dessas”, ironizou um motoqueiro.
O pedestre também tem que fazer a parte dele. “É muito importante que o pedestre também se dê o respeito e utilize a faixa de segurança. No momento em que ele sai da faixa de segurança, ele compromete todo um sistema que foi montado para garantir a sua vida”, ressalta Alexandre de Moraes, diretor da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP).
“Eu sempre ensino a minha filha. Mas, às vezes, não dá certo”, conta uma mãe. “Medo a gente tem, mas a pressa faz a gente atravessar onde não deve”, admite um rapaz.
No ranking final do teste do Fantástico, ao somar as infrações nos dois tipos de faixa de pedestre, a campeã do desrespeito é Salvador, seguida do Rio de Janeiro, de São Paulo e Fortaleza.
Fonte: G1.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário