Fonte: PIMENTA e JBO
Levantamento realizado nos últimos dez anos pelo Ministério da Saúde revelou que a Bahia é o estado nordestino com o maior número de mortes provocadas por acidentes de trânsito. A média é de cinco óbitos por dia e a estrada que se destaca nessa contabilidade macabra é a BR-324.
Ainda de acordo com os números do Ministério, os homens estão envolvido na maioria dos acidentes (85%) e 46% das vítimas são jovens com idade entre 18 e 25 anos.
Os dados também demonstram que a imprudência está relacionada à grande maioria dos acidentes no trânsito, uma vez que suas causas mais comuns são excesso de velocidade, ultrapassagem em local proibido, falta de atenção e consumo de bebida alcoólica.
Na Bahia, que possui uma frota com mais de 2.000.000 de veículos, já ocorreram este ano (até 18/09) 6.947 acidentes, 4.292 feridos e 515 mortos. A faixa etária mais atingida são os jovens, entre 18 e 25 anos, com cerca de 46% dos acidentes, 29% dos feridos e 24% dos mortos; e os homens com 85% dos condutores de veículos envolvidos em acidentes. Observando-se o levantamento dos anos anteriores, percebe-se que mesmo em números absolutos, os acidentes de trânsito registram a cada ano índices alarmantes, deixando pessoas gravemente feridas e muitas vezes com lesões incapacitantes.
Segundo a Empresa Brasil de Comunicação, “ O Brasil é o quinto país no ranking mundial de acidentes de trânsito, atrás de Índia, China, Estados Unidos e Rússia”, representando a 2ª causa de morte não natural do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário